ENCOMENDAS

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Jantar de Rosh Hashaná

Fui convidada a pilotar um jantar para 20 pessoas, que comemorariam o Rosh Hashaná, ano ano judaico.

Se há uma religião onde comida é um elemento sempre presente, é a judaica. Tanto é que a quantidade de piadas de mãe judias achando que os filhos e netos estão sempre magrinhos é imensa.

Nos rituais das rezas das festas judaicas há sempre uma comida simbolizando um desejo de coisas boas, o perdão, etc.

Acho essa simbologia bonita; mesmo que em alguns momentos a conexão seja numa espiral a perder de vista : as nozes por exemplo são proibidas nessa comemoração não porque o alimento representa algo negativo. Mas porque a PALAVRA nozes em aramaico ( antiga língua da época de Moisés, Jesus e cia ) é “egoz “que por sua vez possui o mesmo valor numérico de “chet”, que por sua vez significa pecado, em outras literaturas, amargo. Enfim, uma viagem.

O evento tinha um elenco interessante : um grupo não necessariamente de judeus, mas comemorando o ano novo judaico, todos estudiosos da Cabala, num jantar pilotado por uma japa que já tinha participado de muito mais ritos da “colônia” do que os próprios anfitriões, um casal recém-convertido ( ele foi “resgatado “ às origens, e ela, abraçou a causa ).

Tudo correu bem, champagne abrindo os trabalhos com aperitivos árabes ( afinal era uma noite de coexistência ), rezas com todo o procedimento, e depois, o jantar em si. Entre outros, foi servido kibe de peixe com molho de tahine - já provaram ? está nas “encomendas” no blog.




8 comentários:

  1. Fiquei com vontade do frango ! Suzana

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bom o cardápio no blog! Vai colocando as novidades, tá? Suzana

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte querida! Adorei ver crescer este "bebê"! Lindo! Yvone

    ResponderExcluir
  4. legal! já estou montando o pedido,vai por email,né...(não consegui postar do meu note...algum problema no sistema..??)bj luiz claudio

    ResponderExcluir
  5. Oi Irene,
    Muito orgulho de voce!!!
    Bj

    ResponderExcluir