ENCOMENDAS

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Começo


Quase todo mundo que parte a cozinhar profissionalmente, depois de já ter rodado o mercado em outras áreas, começa em casa, para a família, depois os amigos, e quando se dá conta, o batalhão começa a aumentar exponencialmente.
Lembro do meu mecânico reclamando que quando viaja com a turma de amigos, se der problema no carro, até coisas simples como trocar pneu, sobram pra ele, como SE mais ninguém soubesse.
Comigo não foi diferente, porém com o tempo passei a ficar obsessiva segundo uma amiga – psiquiatra por sinal. Nem cortar os legumes eu deixava ( continuo não deixando ), no máximo lavar e secar saladas ( com a centrifuga própria, por favor ) . E lavar muita louça.
Meu consolo foi descobrir que não era a única mulher que preferia sair às compras na Paula Souza do que bater perna no Iguatemi ( para hor-ror de uma de minhas filhas ). Durante o ano que passei na Escola de Cozinha Wilma Kövesi  convivi com pessoas que partilhavam a paixão de esquentar a barriga no fogão ao invés de queimar os olhos diante de um monitor o dia inteiro por exemplo. Ou torturar o paciente com motorzinho de dentista.
Agora é ida sem volta.
Aos amigos cobaias ( impossível nomear todos pois geraria uma crise de ciúme à italiana que perduraria por gerações ), à D.Tina, pela genética e experiência culinária, à D. Tuna, sogra judia e libanesa, pela paciência em explicar os segredos de sua comida ( será que contou mesmo todos os pulos do gato ? ), às meninas Paula, Júlia e Clara, minhas meninas queridas. E ao responsável pelo empurrão e sempre incentivador, sempre e sempre companheiro de todas as horas, Biel, muito obrigada pelo apoio.

7 comentários:

  1. Boa sorte tia!
    Espero experimentar e saborear muitas novidades aqui com você!
    beijos Vini

    ResponderExcluir
  2. Como a gente faz para ver menus/preços/prazos na internet? bjo suzana

    ResponderExcluir
  3. Se eu tenho uma "frustração" na vida é não saber cozinhar! E não sei mesmo...apesar de ser admirador sempre presente da boa mesa. Saber "matar a fome" de alguém é arte das mais admiráveis e, conforme já diz a moda, seduz, une, cativa, alegra... Enfim, tenho razões de sobra para voltar sempre por aqui para sentir o cheirinho gostoso dessas comidinhas no fogo!!! Beijocas e longa vida para o "gastrô"!!!! JAIRO MARQUES // ASSIMCOMOVOCE.FOLHA.BLOG.UOL.COM.BR // SÃO PAULO

    ResponderExcluir
  4. obrigada pela vista jairo ! você viu que seu blog está linkado aqui ?? bj

    ResponderExcluir
  5. Querida Irene,

    Voce tem toda razao, foi muito bacana estudar com pessoas que partilham do mesmo interesse, a paixao pela cozinha.
    Boa sorte o seu blog e na cozinha,
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Lu ! Idem para o seu FOGÃO VERMELHO ! Quando estiver no ar me avise !! bj

    ResponderExcluir