ENCOMENDAS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Guardando ervas aromáticas

Depois que conhecemos melhor as ervas aromáticas e como elas agregam sabor e perfume as comidas, a tentação de sair comprando maços e maços é muito grande, principalmente se for na feira ou varejão onde os preços são bem menores que os praticados nos supermercados, além da qualidade imbativel. Mas usar tudo aquilo num periodo relativamente curto é missão quase impossível pois eles vão perdendo o viço e a frescura.
Já vi postagens com sugestões para congelar em azeite para uso posterior 
(nunca tentei). A técnica de "branquear" é recomendada nesses casos. Consiste em lançar as folhas (higienizadas previamente) em água fervente abundante, deixar uns dois minutinhos e imediatamente colocar num bowl 
(ou vasilha) com água bem gelada (com pedras de gelo inclusive) . Esse choque térmico para o cozimento e mantém sabores e cores. Bom também para brócolis, aspargos, etc. Mas por acaso acabei criando um recurso muito simples que dá uma sobrevida maior  aos temperos.
Forre um recipiente plástico com tampa ("tuperware") com um pano descartável novo ("perfex") e depois guarde os temperos ai, arrumados, sem os sacos plásticos, elásticos, nada que aperte ou abafe as folhas.
O pano, que absorvera eventuais liquidos que se soltem, evitará que as folhas "grudem" no plástico, ao mesmo tempo manterá a umidade e protegerá da temperatura baixa da geladeira. Dependendo do frescor e tipo da erva, é possível te-los frescos por mais de uma semana. Bora experimentar ?



Nenhum comentário:

Postar um comentário