ENCOMENDAS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Purim e Orelhas de Haman


Purim é a data mais alegre do calendário judaico, a festa das crianças. Comemora com muita algazzara a vitória dos judeus da Pérsia - o atual Irã  - contra uma tentativa de aniquilação encabeçada pelo vilão Haman, ministrio do rei Achashversoh (Assuero). Os heróis são a 
Rainha Ester, esposa judia de Achashverosh, e seu tio Mordechai, líder da comunidade judaica.
O nome da festa tem origem na palavra hebraica "pur", sorteio, método usado por Haman para escolher a data de exterminação dos judeus naquele país. E a história se passa em Shushan, antiga capital persa, por volta de 550 A.C. no tempo do exilio babilônico, entre a destruição do Primeiro Templo de jerusalém e a construção do Segundo Templo.
( fonte:CIP - Congregação Israelita Paulista )

A Comida é uma das simbologias mais marcantes na herança cultural de um povo; é passada de geração em geração, quando os ritos são repetidos e as lembranças dos antepassados, revividas.

No Purim, as "orelhas de Haman" são servidas para lembrar do vilão Haman. São biscoitos trinagulares, recheados, originalmente por tâmaras/ameixas e hoje em dia adaptados ao gosto do fregues : nutella, leite condensado



Receita 
200 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar
2 gemas
raspas de  1 laranja
4 colheres de  sopa amido de milho ( maizena )
475 grs de farinha de trigo
Modo de fazer
Bater bem manteiga e açúcar, até ficar bem cremoso. Lançar as gemas, batendo sempre, e depois as raspas. Acrescenta-se a farinha e maizena previamente misturadas e deixar descansar, coberta, na geladeira por cerca de 1 hora e meia.
Abrir a massa e, com o bocal de um copo, cortar os circulos e rechear a gosto ( geléia/nutella/leite condensado ), fechando em triângulo.
Forno pré aquecida a 180°C por cerca de 25 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário