ENCOMENDAS

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Diga-me o que comes e te direi quem és



 
segunda                                               terça

quarta                                                quinta
sexta
   

Há cada vez mais adeptos a uma alimentação mais equilibrada, mais natural, guardando distância dos agrotóxicos e transgênicos. Hortas comunitárias sendo implantadas em centros urbanos, trocas de receitas como nos tempos da vovó - só mudou-se a forma, agora via internet e não mais nos chás de tarde - redescobertas do fundo do baú. Escolas procurando se empenhar em oferecer lanches mais nutritivos. Campanhas contra o desperdício. Contra o trash food. Idolatramos Jamie Oliver e sua revolução na cozinha.
Uma consciência de que comer é mais do que uma necessidade para a sobrevivência. É uma postura de vida. 

Quando pensamos que a humanidade está retomando o caminho mais saudável, nos chocamos quando deparamos com histórias como esse relato de uma amiga :

"Diálogo entre minha filha e amiga dela (10 anos) almoçando aqui em casa :
- Você não gosta de tomates?
- Não sei, nunca comi. Vocês arrumam a mesa todo dia para comer ?
- Claro.
- Na minha casa não. Eu pego o macarrão que a empregada deixa pronto na segunda, coloco no meu prato, esquento no micro e vou comer no quarto.
- Todos os dias ?
- É, ela deixa pronto para a semana toda."

Dai pra frente só piora quando ficamos sabendo que os pais da criança são médicos. Portanto, tem acesso à educação, informação, possuem estrutura doméstica, ao contrário de muitas crianças que precisam se virar sozinha, quando não raro, ainda olhar os irmãos menores.

Se é inevitável a terceirização da alimentação de uma criança, que seja bem feito. Ninguém precisa ter a sorte de possuir um(a) super cozinheiro(a) em casa. Arroz+feijão+proteina+salada+frutas já está lindo.   
Será que os pais dessa criança comem a mesma comida do que ela ? (macarrão feito na segunda feira e que dura a semana toda ?). Surreal.
...........................................................................................................................................................
EDITADO : depois de sua passagem pelo pais em julho de 2016, sacramentando sua parceria com um gigante mundial da alimentação de processados, de junkfood, senti um misto de desapontamento, decepção. O que tinha como ídolo, inspirador, referência, foi por água abaixo. Sem mais comentarios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário