ENCOMENDAS

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Caipirinha de Garapa



Se você usa adoçante em caipirinha, pode parar de ler porque a glicose vai gritar.
Neste sábado de manhã fui ao Varejão do Ceagesp e como sempre, dou uma paradinha na barraca de pastel e na de caldo de cana. Uma do lado da outra. Estrategicamente. Quando comecei a fazer esse pit stop, ficava num misto de sentimento de culpa e felicidade por enfiar o pé na jaca logo cedo. Mas depois, um amigo budista “profissional” - por acaso ele é monge – me consolou e mandou assumir . Quer saber ? Pra quem malha 2 x por semana, se acaba na esteira e depois na musculação, merece ser feliz.

Não sei o nome dela, nem ela o meu. Eu a chamo de “Obasan”, que em japonês ( o parco vocabulário que sei ) quer dizer “Senhora”, e ela, de “Nitchan”, algo como “filhinha”. Já temos alguma intimidade. Quando passo em frente ainda com as compras, ela já me abre o sorriso e dá bom dia. Depois volto e faço o lanchinho. Foi lá que descobri uma mistura espetacular : garapa com gengibre. Como nunca vi isso antes ? Aquele ardido para rebater o açúcar que pega na garganta. “Antibiótico natural” ela acrescenta. Endosso. Me sinto melhor depois de ter devorado um pastel de broto de bambu ao lado. Aliás esse recheio é outra coisa que só tem no Ceagesp.

A continuação foi em casa. Experimento que deu certo:

Caipirinha de Garapa com gengibre

2 limões tahiti pequenos ou 1 grande
1 colher de chá de gengibre bem ralado ou micro picado ( quantidade a gosto )
6 a 8 cubos de garapa congelada ( fazer no tabuleiro de gelo )
Vodka a gosto ( achei que cachaça ia ser overdose de açúcar )
1 dedo de garapa para ajudar na diluição do começo.

Cortar o limão em 4 partes, amassar com o pilão juntando o gengibre. Acrescentar os demais ingredientes e mexer bem, de preferencia num “shaker” .

Quem se habilitar, comente o resultado.


8 comentários:

  1. nao amo garapa, mas esa mistura é interessante!

    ResponderExcluir
  2. va firme sem preconceitos e experimente ! é muito bom !!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, vou tentar... Mas... Onde se arranja garapa???

    ResponderExcluir
  4. Com minha amiga ai da foto por exemplo...sabado e domingo desde as 6h30 ela já está lá ! hahahaha. brincadeira : em qualquer feira de rua, sempre ao lado de uma barraca de pastel !

    ResponderExcluir
  5. adoro garapa mas por vezes o melado é exagerado...parece uma otima saida p/ quebrar um pouco o doce..valeu!

    ResponderExcluir
  6. Irene, seu blog esta muito "gostoso" de ler! A combinação de "boa escritora" + "historias interessantes" e de quebra algumas receitinhas bacanas irão resultar num blog de sucesso com certeza! bjks Ana Paula Maia

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Aninha ! Venha fazer uma visita com a bebê ! bj

    ResponderExcluir
  8. "anônimo" ( pessoal, vamos assinar ??! ): não é demais essas descobertas na rua ?? há quanto tempo não tomo garapa e há quanto tempo não adoro gengibre e nunca tinha pensado nos dois juntos ? ( está parecendo aquele comercial do "twix " hahaah )

    ResponderExcluir