ENCOMENDAS

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Visitem nossa cozinha

Muita gente ficou espantada com as noticias na midia de denuncias de alimentos com prazo de validade vencidos em cozinhas de hotéis de alto padrão. Não vou entrar no mérito da questão, mas será que cuidamos bem de nossa própria cozinha ?
No ambiente doméstico o cuidado deve ser dobrado pois ainda impera “o que não mata, engorda “ .

Para isso, nossa consultora, a nutricionista Yvone Furtado dá dicas importantes, vamos dividir em duas partes.

  1. O local de trabalho ( ou melhor, a bancada de manipulação, a pia ) deve ser higienizado com água /detergente e água com cloro.
    Eu particularmente mantenho meu quarteto a postos :

    - detergente,
    - sabonete líquido - duvido que alguém lave as mãos adequadamente se não tiver sabonete ( você lavaria com detergente ?? no máximo passaria uma aguinha ).
    - álcool acondicionado em embalagem de spray ( LONGE do fogão e das crianças, sempre ). muito prático com papel toalha sem o odor forte dos multiusos.
    - álcool gel em dispenser : pau-pra-toda-obra
  1. Embalagens de papelão / papel JAMAIS devem entrar na geladeira.
    Imagine que por onde já passeou aquela caixa de morangos que você comprou na feira. Saiu da chácara, entrou no caminhão da distribuidora, foi deixada no chão do Ceagesp, depois na calçada da rua.
  1. Ovos não devem ser higienizados previamente antes de guardados; no máximo antes de seu uso imediato.
    A casca é porosa, portanto, prato cheio para contaminação. Também deve-se evitar colocar os mesmos na porta da geladeira pois a variação de temperatura oscila muito com o abre e fecha. Não sei quem foi o designer que começou a desenhar recipientes para os ovos na porta e que foram eternizados.
  1. Vegetais e legumes que serão ingeridos crus devem ser lavados em água corrente e depois deixados por 30 minutos em solução 1 litro água p/ 2,5 ml ( 1 colher de chá ) de hipoclorito de cloro ( cloro ). Em seguida, enxaguar, secar bem e armazenar. Há muitos anos sou adepta das centrífugas-secadoras-de-saladas. Impossível ficar sem. 
  1. Nunca é demais lembrar para observar sempre o prazo de validade e a forma de manutenção na embalagem dos produtos e verificar sempre a validade do produtos DEPOIS de aberto, principalmente latícinios.

    Continuaremos na próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário