ENCOMENDAS

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Visitem nossa cozinha 2

  1. Uma das coisas mais cafonas que existem numa cozinha ( pelo menos na minha ), é esse guarda chuva de comida. É o kitsch do kitsch, merecendo ficar ao lado do “abajour cor de carne”, do Ritchie ( … ), PORÉM, é um dos itens mais úteis : serve para tampar sem abafar ( para biscoitos e bolos saidos do forno é 10 ); protege de eventuais bichinhos alados, e encontrado em diversos tamanhos. Eu tenho o P, M, G, GG e em diversas estampas, os mais legais só nas lojinhas da Liberdade.
  1. Latas : depois de aberta, se o alimento não for consumido por completo, transferir para um recipiente de vidro e colocar na geladeira. Uma dica para evitar bolor no extrato de tomate que normalmente é usado em quantidade minima, é cobrir com um pouco de óleo quando colocar no vidro. Atenção às latas e embalagens longa vida amassadas. 

  2. Da mesma forma, aquele 2° furo na lata de leite condensado, é um convite a mais para a entrada de bactérias. Transferir tudo para um recipiente de vidro com tampa.

  3. Tábuas de madeiras devem ser evitadas pois a higienização é praticamente nula. Use as de polietileno e preferencialmente use uma para carne e outra para alimentos crus, para evitar a famosa contaminação cruzada. Uma dica é usar tábuas de cores diferentes. Além de lavar sempre e sempre com detergente é uma vez por semana, deixar totalmente submersa, "de molho" em solução água + cloro ( 1litro + 1 colher de chá ) por 15 minutos. Enxaguar em água corrente e deixar secar naturalmente.

  4. Manter sempre as preparações refrigeradas. Esqueça aquilo que sua mãe vivia dizendo : comida quente estraga a geladeira. Primeiro porque atualmente as geladeiras são mais econômicas no que se refere ao consumo de energia. Pior é deixa-la tampada , “esfriando” por horas em temperatura ambiente, as bactérias agradecem. No máximo por uma hora e depois, geladeira. Mesmo dentro, o alimento deve ficar aberto até resfriar totalmente, para depois ser tampado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário