ENCOMENDAS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Gentileza gera Gentileza



Hoje tive mais uma constatação do efeito causa e consequencia.  Fui pega de surpresa pela nossa faxineira que me trouxe " um presentinho para sua cozinha nova, não repara por favor, a senhora merece uma coisa mais chique " . E eu não sabendo onde enfiar a cara. E ela não me comprou uns panos de prato ? Fiquei sem graça por ela ter se dado ao trabalho, ter gasto tempo e dinheiro para me fazer um agrado. Pensando no histórico que ela tem, faz sentido. No terreno onde ela mora, começaram a plantar umas árvores. E não recebo acerola e mexerica do pé ? E ela também sai contente com as jaboticabas fresquinhas e docinhas ! 
Me lembrei imediatamente de uma empregada que a minha mãe tinha lá em Santos, a Conceição. Morava na Praia da Pouca Farinha, vilarejo de pescadores.  Pegava o barquinho para atravessar o canal e chegar na cidade. Vira e mexe aparecia com uns peixes e camarões ( um luxo ! ), trazidos pelo marido. Era estabanada, completamente amalucada, mas de um coração muito bom e adorava minha mãe, que a recrutava mais pela pessoa do que pela qualidade dos serviços.
E então me vi na mesma situação. (mas ela não é amalucada, vamos deixar claro!).
Nós repetimos a história dos nossos pais; a educação que passamos para os nossos filhos fica. Por mais que eles reclamem, façam bico ou cara feia, não se preocupe (tanto...). A base que você está dando, fica. Pode ter certeza que não entrou por um ouvido e saiu pelo outro.
Afirmo com causa própria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário