ENCOMENDAS

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Happy Hannukah Merry Christmas, tudo junto e misturado

design de Kende-Hofherr Krisztina


A festa das luzes, ou Chanuká, é comemorado nas casas judaicas acendendo-se um candelabro (menorá) por oito dias, celebrando a vitória do exército macabeu e o milagre da continuidade do azeite queimado, gerando luz por um periodo maior do que o pressuposto.  (clique aqui para saber mais ).

Coincidentemente nessa semana um amigo postou no facebook uma foto do filho, pela primeira vez na leitura no púlpito da igreja, e um candelabro muito semelhante à menorá.
Curiosa sobre a presença dela na igreja, mais uma vez percebo que nada é coincidência ou ocaso. Nesse período turbulento, é esclarecedora e bonita a leitura dessa explicação :

"A festa das luzes acontece em todas as tradições que guardam as Escrituras. Na tradição cristã-católica as luzes se acendem em 08 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição, e permanecem até o dia 24 quando a luz da estrela de Belém supera todas. 
A Menorá é um candelabro ecumênico, na Igreja Católica, seu posicionamento no altar faz memória de que o Menino Jesus foi uma criança judia." 

Muito obrigada Helena Freire Moreau, pela sua linda contribuição ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário