ENCOMENDAS

terça-feira, 7 de março de 2017

Mais amor por favor


Bolo de Banana, receita do Marcelo Katsuki  (formato adaptado)

Quando Zuckerberg e Saverin  criaram o Facebook não imaginavam o desdobro das possibilidades dessa forma de  interação. Para quem (ainda) não assistiu o filme A rede social (clique no link para ver o trailer) é quase impossível crer como dois garotos universitários transformaram literalmente o mundo das comunicações. O formato extrapolou as fronteiras de Harvard e dai pra frente virou história.
Desde então, a popularização e a facilidade de se ter acesso às informações, antes restritas às mídias impressas e televisivas, permitiram que qualquer pessoa lesse (interpretar corretamente já são outros quinhentos) e emitisse uma opinião, compartilhando o que julgasse certo ou errado, e não raramente num movimento movido ao ímpeto de exaltação.
Quem não conhece casos de amizades de anos serem desfeitas por posições políticas antagônicas ?  Antes havia a discussão calorosa na mesa do bar e que varava madrugada adentro. Rodadas de cervejas e depois cada um voltava para sua casa e a vida seguia sem rancores. Hoje palavras são digitadas, lançadas ciberneticamente no calor do momento se perpetuando como gritos, como voz da verdade, a qualquer momento do dia, e de madrugada para os insones. Opiniões são colocadas muitas vezes com a profundidade de um pires, sem leitura, compreensão, sem apuração da veracidade sobre o que se está "comentando". Não somente aos amigos. Mas diante de milhares de desconhecidos também (muitos esquecem que um post é um mural na calçada, mas numa calçada imensa e pública).
É necessário, sempre, um periodo de introspecção. Se manter numa distância de julgamentos, parar para ler atenciosamente o que de fato nos interessa e principalmente : respeitar a opinião do próximo, se colocar no lugar do outro, sempre. E aproveitar o que esta forma de interação nos oferece de bom, de conhecer conteúdos e pessoas distintas que agreguem bem estar. Aprender coisas novas e resgatar antigos amigos. Fazer novos.

Curiosamente essa semana fiz um bolo que sem querer se transformou num desenho lindo  para os tempos atuais. Batizei de bolo peace & love. Mais amor por favor.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário